minicurso observação e reflexão na ambientação escolar
- rpufca
- 25 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Online através do Google Class Room da RP-Filosofia.
Data: 25/10/2022 às 15:00h.
A atividade de Observação Escolar visa inserir o residente na prática do contexto educativo procurando conhecer a sua realidade em termos da amplitude e complexidade das questões pedagógicas que emergem das inter-relações entre o docente como ser humano, o ambiente e conhecimento. Além disso, visa possibilitar situações que favoreçam ao residente a compreensão da autonomia, inclusão e criação como vetores do ensino.
As abordagens possíveis para realizar esta investigação operam a partir de posturas metodológicas oriundas das diferentes compreensões pedagógicas estudadas e/ou em estudo no decorrer do curso de Licenciatura em Filosofia da UFCA. Procura-se, assim, compreender a observação fundamentada na mediação, inclusão, criação e na articulação entre ensino e aprendizagem.
Dentre outras buscas, procura-se perguntar se existe somente uma identidade ou múltiplas identidades de professor, de estudante, da comunidade educativa, por exemplo. Destaca-se, no âmbito da iniciação à docência, a necessidade de investigar e discutir o universo das crenças na comunidade escolar acerca do professor, da sua identidade na articulação com os desafios da educação contemporânea e nas suas relações entre ensino, aprendizagem e cultura.
Para abordar estas questões, em um primeiro momento, procura-se debater a gestão da docência em situações de ensinar e aprender, com especial ênfase aos saberes do afeto e da relação de interdependência entre os espaços de ensino e a instituição educativa. Para isso, é importante partir da observação sobre a realidade da Escola e do Projeto Político Pedagógico como orientadores das suas atividades pedagógicas.
Num primeiro momento, será importante observar as concepções de Projeto Pedagógico e seus fundamentos na sua articulação com o cotidiano escolar. Em seguida, a incursão em outros documentos da escola, como regimentos, planos de trabalho, projetos, planos de gestão, a observação da própria dinâmica de funcionamento da escola, a constituição da equipe gestora, do conselho escolar dentre outros, contribuirão para um estudo e compreensão mais amplos e ao mesmo tempo mais aprofundados, ao mesmo tempo em que o residente se insere e se envolve nas atividades concretas que correspondem à regência, possibilitadoras de articulação da pesquisa e da intervenção inovadora.
Com isso, pretende-se discutir a dinâmica do professor reflexivo na perspectiva da formação cultural do ser humano na sua diversidade, dialogando com contextos educativos, formais e não formais, processos formativos, ambientes escolares diversos e seus vários aspectos. Procura-se conhecer e compreender como se estruturam os diferentes contextos formativos por meio de uma investigação/observação, do estudo descritivo e interpretativo dos diversos aspectos constitutivos da educação básica, de maneira a permitir que o residente posicione-se criticamente perante essa realidade, procurando desenvolver uma atitude reflexiva e responsável.
Esta formação será desenvolvida em seis etapas, duas a cada módulo da residência, possibilitando um aprofundamento progressivo das teorias, abordagens, metodologias e coleta de dados para fundamentar as pesquisas e proposições de intervenção previstas no Sup-projeto Filosofia do Programa Residência Pedagógica da UFCA.


%20(2).png)






Comentários